5 dicas para quem quer conquistar um emprego

Descubra o melhor caminho para conquistar sua vaga no mercado e pare de procurar emprego!

Você está empregado e infeliz? Foi despedido e procura desesperadamente um novo trabalho? Quer conquistar o primeiro emprego? Em qualquer desses tipos de situações que você esteja enfrentando, procurar emprego não é tarefa fácil. Por isso, confira as dicas para você vencer esse desafio:

1- Priorize as empresas que você deseja trabalhar e informe-se sobre elas: O primeiro passo para vencer a jornada é construir uma lista com potenciais empregadores. Nessa lista deve entrar as organizações que você sempre quis trabalhar, os empregadores em que seus ex-colegas atuam, as empresas que apresentam grande visibilidade na mídia e estão divulgando oportunidades atualmente. Mas, antes de enviar o seu currículo informe-se sobre a empresa, sua área de atuação, os produtos e principais clientes. Quando mais informação você tiver sobre ela, melhor será para você conquistar uma vaga! Especialistas apontam que, assim como as empresas realizam entrevistas com os candidatos, eles devem fazer o mesmo com as empresas.

2- Faça networking: Fique atento às oportunidades e estabeleça uma rede de relacionamento que possa ser acionada nos momentos de necessidade e também para compartilhar conhecimento. Um grande exemplo de locais onde isso pode ser feito são nas universidades, no trabalho, em eventos corporativos ou sociais.

3-Capriche no currículo: Ao elaborar o seu currículo apresente os seus objetivos, informações claras sobre a sua formação e experiências.  É essencial que o documento esteja de acordo com a vaga, seja redigido de forma sintética e os seus dados se apresentem atualizados.

4- Prepare-se: Logo que receber uma resposta positiva dos contatos que você enviou currículo, comece a pesquisar mais sobre a empresa. Você pode buscar mais informações no site da empresa e ler as notícias atuais divulgadas nos meios de comunicação. Cuide bem da sua aparência também. Estar vestido de forma adequada e ter uma aparência saudável é importante. Os recrutadores avaliam o candidato pelas competências técnicas, comportamentais e pela imagem que apresentam.

5- Administre o tempo: A escolha do emprego “A” ou “B” é um dos dilemas que você pode encontrar na sua jornada em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Por isso, especialistas recomendam que você participe de no máximo duas entrevistas de emprego por dia, em horários diferentes. Além disso, o candidato deve conhecer o trajeto para chegar ao local da entrevista no horário certo e evitar atrasos.

Aproveite todas essas dicas para vencer seus desafios profissionais e obter sucesso na carreira!

Publicado em: News