Como a avaliação de desempenho melhora a motivação da equipe?

avaliacao desempenho nortearhA avaliação de desempenho, ferramenta muito utilizada nas organizações para verificar os resultados dos colaboradores, é também uma ótima opção de instrumento motivacional para equipes.

Para usá-la de forma a motivar os colaboradores é necessário que se crie objetivos que podem ser alcançados e mensurados. Além disso, as equipes devem ser construídas levando em consideração os perfis e habilidades de cada integrante.

Após essas etapas, é importante estabelecer regras bem claras do que deve ser feito, como realizar as atividades e quais os motivos para execução. Tudo isso é necessário para que as tarefas sejam desempenhadas da melhor forma possível.

Veja como a avaliação de desempenho pode contribuir para o sucesso da equipe:

Perfis: Quando o gestor preocupa-se com a construção da equipe e distribui as tarefas adequadas para o perfil de cada integrante, ele conhece a capacidade de cada um para realização delas, conhece o comportamento de cada um perante as propostas e contribui para o desenvolvimento de resultados positivos para a organização.

Cronograma: Com a definição de um cronograma do que deve ser realizado junto com a estimativa de tempo para cada ação evita-se o retrabalho, a perda de tempo e uma equipe sobrecarregada.

Distribuição das atividades: Os parâmetros claros e divisões adequadas das tarefas auxiliam os integrantes da equipe a executarem as ações de acordo com suas possibilidades e de forma mais agradável.

Coordenação: A escolha da pessoa responsável pela liderança da equipe deve ser tomada a partir de critérios claros que devem ser considerados como conhecimento, experiência e habilidade na gestão de equipes.

Com esses tipos de ações e definições claras em relação a objetivos, mensuração de resultados, construção da equipe e identificação dos perfis dos colaboradores, as avaliações de desempenho tornam-se um fator de grande relevância para incentivar uma competição saudável entre os integrantes das equipes, estimular a criação de novas lideranças e união de todos na busca dos objetivos das organizações.

Aproveite essas dicas para conquistar o sucesso com as equipes da sua organização e o crescimento do seu negócio no mercado!